Conferência Plenária de Abertura (15:00h - 16:00h, de 11/06/2016)
“O Uso de CFD no Projeto Aerodinâmico de Aeronaves na Embraer”
Palestrante: Dr. Enda Dimitri Vieira Bigarella
Chief Engineer Office - Aerodynamics & CFD – EMBRAER
Breve resumo da palestra:
Ferramentas de simulação numérica se tornaram parte inquestionável do processo de desenvolvimento de novos e complexos produtos. As vantagens são inúmeras como, por exemplo, permitir um número maior de conceitos de projeto a serem testados ainda num ambiente virtual, evitando custos altos de fabricação e eventual reprojeto; integração em ciclos complexos de otimização multi-disciplinar (MDO); promover a análise de conceitos disruptivos com níveis adequados de confiabilidade de desempenho, entre outros. O projeto de aeronaves não é diferente, e técnicas de simulação numérica de escoamentos (CFD) é parte fundamental do dia-a-dia do engenheiro. No caso da aerodinâmica de aeronaves, por se tratar de um problema altamente não-linear, ferramentas de CFD se integram a outras técnicas de análise aerodinâmica, como ensaios em túnel e ensaios em voo, de uma forma simbiótica, em que se busca através da simulação ampliar o entendimento dos comportamentos obtidos em ensaios e, através dos ensaios, promover a extensão da validade de aplicação das ferramentas de simulação. As ferramentas de CFD, nesse escopo, permitem a busca do produto ótimo através de MDO e uma maior previsibilidade das metas de desempenho das aeronaves. O engenheiro de CFD e Aerodinâmica da Embraer acompanha a evolução do projeto da aeronave desde os primeiros desenhos em CAD até o fechamento dos ensaios em voo para certificação do desempenho aerodinâmico.
Conferência Plenária 1 (11/06/2016, 18:30h - 19:30h)
“Modelling Porous Media Flow Coupled with Geomechanics for Petroleum Reservoirs”
Palestrante: Prof. Clovis R. Maliska
Computational Fluid Dynamics Laboratory - SINMEC
Departamento de Engenharia Mecânica - UFSC
Sobre o palestrante:
O palestrante é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica e Coordenador do SINMEC - Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor. Atua na área de desenvolvimento e aplicações de métodos numéricos para Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos. Seus trabalhos e desenvolvimentos se concentram no método dos volumes finitos baseado em elementos (EbFVM) para malhas não-estruturados, volumes finitos para coordenadas generalizadas, métodos multigrid, escoamentos em meios porosos, escoamentos multifásicos, escoamentos de metais líquidos, escoamentos compressíveis, algoritmos para minimização da difusão numérica e dos efeitos de orientação de malha.
Conferência Plenária 2 (12/06/2016, 17:00h - 18:00h)
“Quando o custo computacional da análise CFD é alto demais. Soluções e alternativas para uma análise confiável”
Palestrante: Prof. Savio Vianna
School of Chemical Engineering
University of Campinas - UNICAMP
Breve resumo da palestra:
Durante as várias etapas de projeto, desde a fase conceitual até a fase final, a demanda por respostas dentro de uma escala de tempo razoável é um fator importante em projetos de engenharia. Estudos de que consideram a aplicação de fluidodinâmica computacional na maioria das vezes agregam valor e um grau mais acurado de modelagem do processo físico em questão. Por outro lado, o nível de detalhamento da geometria, a complexidade da física do fenômeno e o tamanho do domínio computacional podem acarretar em um tempo computacional demasiadamente longo para os padrões da indústria. Existem, contudo, várias alternativas para acelerar o tempo de resposta mantendo níveis aceitáveis de confiabilidade. A aplicação de modelos de resistência em porosidade distribuída, métodos de alta ordem, a extrapolação de valores preliminares e curvas de respostas são algumas das alternativas que serão exploradas. Pontos fortes e fracos serão discutidos bem como as perspectivas futuras.
Conferência Plenária 3 (13/06/2016, 17:00h - 18:00h)
“Aplicações de Modelagem Numérica nas Ciências Atmosféricas”
Palestrante: Prof. Enio Pereira de Souza
Departamento de Ciências Atmosféricas, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais – UFCG
Breve resumo da palestra:
Apresenta-se uma revisão histórica com a evolução das aplicações de simulações por métodos numéricos nas ciências atmosféricas, com ênfase nas aplicações brasileiras. Em particular, será apresentado o modelo Brazilian Developments on the Regional Atmospheric Modeling System - BRAMS, que tem aplicações em escalas de tempo e clima e também aplicações ambientais. Por fim, será mostrado como o uso operacional do modelo, junto com outras ferramentas, está presente na vida das pessoas em alguns estados do Nordeste do Brasil.